seg., 19 de fev. | Centro Cultural Artemis

Círculos de Cuidado Sócio-Comunitários

Os Círculos de Cuidado Sócio-Comunitário são um processo grupal que visa oferecer espaços de diálogo, escuta profunda e cuidado mútuo, assim como a co-construção de estratégias para que este cuidado seja continuado, horizontal e sustentado pelo próprio grupo.
A inscrição está fechada
Círculos de Cuidado Sócio-Comunitários

Horário e local

19 de fev. de 2018 15:00 – 18:00
Centro Cultural Artemis, R. Dr. Costa Júnior, 216 - Água Branca, São Paulo - SP, Brasil

Sobre o evento

Descrição ​ ​da ​ ​atividade:

Os Círculos de Cuidado Sócio-Comunitário são um processo grupal que visa oferecer espaços de diálogo, escuta profunda e cuidado mútuo, assim como a co-construção de estratégias para que este cuidado seja continuado, horizontal e sustentado pelo próprio grupo. O processo consiste em 10 encontros, semanais, com 3 horas de duração cada, que utilizam recursos expressivos e artísticos, as habilidades e a sabedoria presentes no grupo e rodas de fala e escuta empática. Financeiramente, a atividade se sustentará a partir da co-responsabilização financeira, uma investigação sobre novas maneiras de lidarmos com os recursos de que dispomos, mais alinhadas com a não-violência e a formação de comunidades. Desta forma, não cobramos um valor fixo pelos encontros e convidamos as participantes a contribuírem com aquilo que considerarem conveniente e justo, de acordo com suas realidades, a fim de cuidar da sustentabilidade das vidas das pessoas envolvidas no processo e do espaço que o acolhe.

Mini ​ ​Biografia ​ ​das ​ co​facilitadoras:

Angelica Rente é psicóloga clínica Gestalt-terapeuta, arquiteta e urbanista, arteterapeuta e arte-educadora com aperfeiçoamento em Arte e Cultura Contemporâneas. Coordenadora de grupos na abordagem fenomenológica, facilita grupos e processos utilizando recursos como processos circulares, expressão artística e práticas corporais. Desde 2013 faz parte, juntamente com as demais co-facilitadoras, de uma comunidade de aprendizes no percurso da Comunicação Não-Violenta, das Práticas Restaurativas e da não-violência, aprendendo especialmente na companhia e com orientação de Dominic Barter. A partir de sua vivência diária em busca de incorporar a não-violência em sua atuação como psicoterapeuta, educadora, cidadã e mãe, tem realizado partilhas, conversas e grupos de prática sobre Comunicação Não-Violenta e suas contribuições para a criação e sustentação de espaços de diálogo, colaboração e respeito mútuo. Iniciadora das Rodas de Empatia, projeto que, desde 2014, oferece rodas de escuta em locais públicos das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Suas vivências com não-violência em contextos grupais e comunitários a inspiraram a elaborar e iniciar os Círculos de Cuidado Sócio-Comunitário. Autora do blog Ação Transformativa.

Alessandra Marcuzzi é mediadora de conflitos pelo Instituto Palas Athena, florista, aprendiz praticante de budismo e fascinada por abrir espaços de escuta e conversas significativas, tendo por base seu percurso como aprendiz da Comunicação Não-Violenta e da não-violência em geral.

Beth Kuhnen é psicóloga clínica, terapeuta EFT (Emotional Freedom Techniques), educadora e aprendiz de Comunicação Não-Violenta. Avó, hortelã e “minhoqueira”, busca a não-violência nas formas de convivência entre pessoas e sustentabilidade no espaço urbano. Anfitria, mensalmente, em parceria com Angelica Rente, as Rodas de Empatia em São Paulo.

Vera Galli tem um longo percurso como psicóloga clínica e facilitadora de grupos. Inicialmente sob a ótica da Psicanálise dos Vínculos, atuou como professora universitária, coordenadora de especialização em grupos e de Clínica social, além da formação de educadores de abrigos. Depois de seis anos como praticante e estudiosa do Budismo, encontrou na Comunicação Não-Violenta sentido para incorporar a não-violência como prática permanente em sua vida e profissão. Atualmente seu foco de pesquisa está voltado para a Educação, utilizando expressões artísticas e criativas como a Dança-Movimento Terapia e o Oráculo da Empatia, co-criado como um canal para o universo do sentir e do agir, que possa contribuir para o letramento emocional e inteligência relacional. Anfitria, mensalmente, em parceria com Angelica Rente, as Rodas de Empatia en São Paulo.

Atividade sem valor fixo - Contribuição Voluntária

Ingressos
Preço
Qtd
Total
  • Contribuição Voluntária
    $0
    $0
    0
    $0
Total$0

Compartilhe este evento