Ativistas Voluntárias Artemis


Voluntariado Artemis

Alessandra Barreto Krause

Representante Artemis no Rio Grande do Sul – formada em Direito em 1996, ingressou no mundo da humanização do nascimento através da vivência pessoal de busca por um parto respeitoso, ainda antes de engravidar do primeiro filho, em dezembro de 2003. Desde então, trabalha para que outras mulheres tivessem garantidos seus direitos relativos a partos dignos. Ativista, integrante da Rede Parto do Princípio, co-coordenadora do GAPP Nascer Sorrindo, em Porto Alegre, participa de fóruns e audiências públicas.


Aline Almeida

Desenvolvimento em Tecnologia – mestre em algoritmos pela UFRJ e graduada em Informática pela UERJ. Contribui no desenvolvimento de plataformas tecnológicas para nosso trabalho.


Ana Basaglia

Designer – uma das fundadoras da Matrice, Ação de Apoio à Amamentação, membro da IBFAN, designer gráfico, docente universitária. Graças a ela os documentos oficiais são lindos e a altura da importância dos assuntos que tratam.


Angélica Kalil

Roteirista, editora e diretora de televisão. Esteve durante os últimos anos em produções da TV Cultura, entre elas o Pé na Rua, programa diário destinado ao público jovem, e séries de educação à distância produzidas pela Univesptv, canal digital da TV Cultura. Angélica desenvolve com a Artemis projetos audiovisuais e um gibi muito especial que esperamos que em breve esteja materializado!


Camila Goytacaz

Comunicação – jornalista, especialista em comunicação institucional, consultora de comunicação da Artemis, praticante e estudante de comunicação não-violenta, pacifista e ativista (sim, é possível ser ambas) e praticante de Yoga, mãe de dois filhos e defensora da escolha em todos os sentidos na vida da mulher.


Camila Zanetti

Representante Artemis no Mato Grosso do Sul – professora e Mestre em Direito Público, descobriu através do aborto e do nascimento de suas filhas a importância da autonomia, do apoio e da ética nos processos de cuidado e de saúde da mulher. Hoje é empreendedora social de uma comunidade materna, ativista e educadora.

Cecilia Santos, Tradução – graduada em letras pela Universidade Mackenzie com especialização em tradução e língua inglesa pela USP.


Danielle Ichikura Laranjeira

Representante Artemis em eventos e reuniões para discussão de gênero – doula, educadora perinatal, graduanda no curso de Obstetrícia da USP, fundadora do grupo de apoio a gestação e parto Maternare. Entusiasta das causas ligadas as questões de gênero e sexualidade.


Deborah Moreira

Jornalista e a ativista que faz a nossa assessoria de imprensa.


Fernanda Pinto de Almeida

Representante Artemis na África do Sul – mestra em Psicologia, revisora de textos freelancer e assistente de ensino no departamento de Sociologia e Antropologia Social da Stellenbosch University. Fernanda faz a ponte institucional entre a Artemis e universidades e organização internacionais.


Gisele Leal

Bióloga, doula, ativista pela Humanização do Parto e Nascimento, Idealizadora e organizadora do curso de imersão para formação de Doulas, o Mulheres Empoderadas Revelando Doulas, autora do blog Mulheres Empoderadas, mãe de 4… ufa.. quanta coisa. E ainda pretende terminar o curso de Obstetrícia na USP risos. Gisele é articuladora legislativa e nossa representante na região de Campinas.


Jamila Maia

Graduanda em Serviço Social. Multitarefa, é professora de inglês, tradutora e cantora. Ativista do parto e da maternidade desde o nascimento de Gael, 3 anos, é autora da página Memezinho da Mamãe. Junto com Angelica Kalil, Jamila Maia trabalha conosco no projeto de confecção de gibis revolucionários sobre pautas feministas.


Joice Santana

Designer – designer gráfico, fotógrafa e estudante de relações públicas. Joice nos dá suporte na confecção de algumas peças para a fan page.


Luana Xavier

Representante Artemis no Rio de Janeiro – doula e educadora perinatal pelo GAMA/NCD, coordenadora do Ishtar Jacarepaguá/RJ, moderadora do grupo virtual “Cesárea? Não, obrigada!” e ativista pelos direitos reprodutivos das mulheres.


Luciana Carvalho

Intérprete e Relações Institucionais – advogada, professora da Faculdade de Filosofia, Comunicação Letras e Artes da PUCSP. Luciana trabalha na relação institucional da Artemis e será a futura reitora de nossa universidade.


Mariana Lettis

Articulação Política – humanista, comunicadora social,atuante nos movimentos sociais (feminista, direito à comunicação entre outros), depois do nascimento do seu filho, tornou-se ativista pela humanização do parto e nascimento. Virou doula, educadora perinatal e aconselha sobre aleitamento materno e alimentação infantil.


Marta Orsini

Jornalista e pesquisadora em Comunicação e Gênero. Depois de trabalhar como redatora, repórter e editora em diferentes veículos de comunicação, mudou-se para a Espanha, onde fez uma pós graduação em formação em Igualdade de Gênero pela Universidade Jaume I, um mestrado em Estudos Interdisciplinares de Gênero pela Universidade Autônoma de Madri e agora está acabando seu doutorado em Comunicação e Gênero na Universidade Autônoma de Barcelona. Nesse meio tempo, trabalhou em diferentes projetos relacionados à igualdade de gênero. Foi assim que começou a se sensibilizar com tudo o que envolve o parto humanizado no Brasil e na Espanha, principalmente com a chegada de seu filho em 2012. Marta é a editora da revista Artemis que em 2015 estará a disposição de vocês.


Monica Minussi

Educadora Física de formação, doula por amor e opção. Mãe da Maitê e de um bebezinho que decidiu passar bem rápido pela nossa família. Ativista convicta pela humanização do parto e nascimento. Defensora ferrenha da igualdade dos gêneros. Partólatra e Artemísia de corpo e alma!


Pâmella Souza

Web Design – mãe, doula, educadora perinatal e terapeuta corporal. Pâmella também é especialista em WordPress e SEO e tornou-se responsável pela atualização e manutenção do site da Artemis.


Patricia Campbell

Relações Institucionais – mãe, comunicóloga, atriz,tradutora, doula de parto e pós-parto, consultora em amamentação e cuidados com o bebê. É ativista na luta por partos mais amorosos e tranquilos para vermos o fim da violência obstétrica e um avanço na saúde pública.


Renata Penna

Fotografia – mãe, fotógrafa, atriz e escritora, criadora da Foto Mamífera e redatora do blog Uma Vez Mamífera, acompanha a equipe Artemis em eventos e trabalhos externos registrando e montando o arquivo da Associação.


Roberta Calábria

Representante Artemis no Rio de Janeiro – doula do núcleo carioca de doulas, arquiteta graduada pela USP. Roberta trabalha no desenvolvimento de novos projetos na Artemis.


Rose Steinmetz

Nascida na Geórgia Soviética, é formada em engenharia de computação pelo Instituto de Tecnologia de Israel. Trabalhou duro na área de telecomunicação sendo por alguns anos a única engenheira mulher. Mesmo com dois filhos, que nasceram de parto natural, continuou trabalhando em casa quando eram recém-nascidos e depois voltou para empresa. No ano 2003 surgiu uma oportunidade através do marido mudar a vida drasticamente e morar no Brasil. Mudaram para Brasil, e começaram uma vida nova, construindo tudo de novo, e aumentando a família – nasceu terceira filha, também de parto natural. Hoje ajuda o marido na área de automatização de máquinas, dedica mais tempo para filhos, principalmente a caçula, e fotografa. Rose é uma importante antena de pautas (esperamos contar com você na nossa revista!) e importante colaboradora da fan page.


Silvia Badim

Representante Artemis em Brasília – feminista, mãe, professora adjunta da UnB, pesquisadora de direito sanitário e militante na defesa dos direitos das mulheres.


E dentre as muitas e valorosas voluntárias de nosso time, devemos especial agradecimento a Valeria.

Valeria Sousa

Legal Advocacy – mãe, advogada, responsável pela elaboração de denúncias aos órgãos de Saúde, proposição de projetos de lei e iniciativas públicas em defesa da mulher e da maternidade. Valeria tem sido a principal articuladora da fundamentação legal de nossas proposições e incidências em políticas públicas. Ela também é autora da nota técnica que publicaremos em breve e nossa conselheira de todas as horas. Representando todas as voluntárias e encerrando este ciclo de apresentações agradecemos a ti, Valeria, por toda dedicação a causa. A Artemis não teria feito tudo o que fez sem esta soma de talentos.

#ativismo #voluntárias