Artemis denuncia falta de acesso ao aborto legal

Hoje a Associação Artemis encaminhou para a Presidência da República e diversos outros órgãos uma denúncia de impedimento de acesso ao aborto legal por uma vítima de estupro.


Esse é um caso emblemático do que ocorre diariamente em todo país. Felizmente, graças a uma rede de apoio, esta mulher conseguiu acessar o seu direito em outro estado. Porém, ela é uma exceção. No desespero de interromper uma gestação fruto de uma das agressões mais severas que uma mulher pode sofrer, muitas se vêem obrigadas a medidas extremas que chegam a tirar suas vidas.


Denúncia Aborto Legal


Assim, acionamos o Executivo, o Legislativo e o Judiciário para que cumpram suas funções e assumam suas responsabilidades neste problema, tanto no âmbito municipal quando estadual e federal. Nesta denúncia acionamos também os conselhos de classe para o devido processo ético relativo às condutas da equipe multidisciplinar (médico, psicólogo e assistente social) que agiram foram das normais técnicas para a atenção ao abortamento legal.


O que ocorreu foi uma violência institucional. Uma violência perpetrada por quem deveria acolher esta mulher. E isso tem que acabar.


Conheça nossa denúncia na íntegra: Denúncia Aborto Legal

Saiba mais sobre este caso através desta matéria da Agência Pública: O SOS de L


#aborto #denúncia #direitoshumanos